Meningocócica conjugada quadrivalente (4 sorotipos; ACWY)

A doença meningocócica é considerada um problema de saúde pública mundial. Dados do Ministério da Saúde indicam que no Brasil, 21.321 pessoas foram infectadas pela bactéria Neisseria meningitidis em 2012.

A doença meningocócica é uma doença altamente contagiosa, com consequências potencialmente incapacitantes, como surdez, epilepsia e outras desordens neurológicas; em casos graves, pode até ser fatal. O maior risco de contrair a doença é em crianças e bebês nos primeiros quatro anos de suas vidas, com um segundo pico em adolescentes. Certos grupos, como os viajantes para áreas com níveis endêmicos de doença meningocócica ou exposição a situações de superlotação, podem estar em maior risco de doença meningocócica.

A Neisseria meningitidis é um diplococo Gram negativo que causa doença invasiva (como meningite e sepse) com risco de morte. Globalmente, 5 sorogrupos, A, B, C, Y e W-135 causam quase todas as infecções meningocócicas invasivas.

A presença de anticorpos bactericidas séricos protege contra a doença meningocócica invasiva. A vacinação com a vacina meningocócica ACWY (conjugada) leva a produção de anticorpos bactericidas contra os polissacarídeos capsulares dos sorogrupos A, C, Y e W-135.

1. Apresentação
A vacina meningocócica ACWY (conjugada) é apresentada sob a forma de um pó liofilizado e um diluente para solução injetável.

2. Composição
É composta pela combinação dos oligossacarídeos conjugados dos meningococos dos sorogrupos A, C, W-135 e Y. Todos os 4 oligossacarídeos são conjugados com uma das seguintes proteínas: proteína CRM197 do Corynebacterium diphtheriae (Vacina Menveo) ou toxoide diftérico (Vacina Nimenrix). A vacina possui excipientes tais como: fosfato de potássio di-hidrogenado; sacarose; cloreto de sódio; fosfato de sódio di-hidrogenado mono-hidratado, fosfato dissódico hidrogenado di-hidratado e água para injetáveis.

3. Indicação
A vacina meningocócica ACWY conjugada é indicada para imunização ativa de crianças, adolescentes e adultos com risco de exposição a Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W-135 e Y, para prevenir doença meningocócica invasiva.

A vacina conjugada com a proteína CRM197 do Corynebacterium diphtheriae (Vacina Menveo) é indicada a partir dos 2 anos de idade. Já a vacina conjugada com toxóide tetânico (Vacina Nimenrix) é indicada a partir de 12 meses.

4. Contraindicação
Hipersensibilidade a substância ativa ou a qualquer excipiente da vacina, incluindo o toxoide diftérico (CRM197) ou reação com risco de vida após a administração de vacina contendo componentes semelhantes, são contraindicações à aplicação da vacina. A administração da vacina meningocócica ACWY (conjugada) deve ser adiada em indivíduos que estejam com doença febril aguda. A presença de uma infecção menor não é uma contraindicação.

Notas:
Não há estudos em indivíduos com mais de 65 anos de idade.ü
Existem estudos limitados em indivíduos com idades entre 56-65 anos.ü

5. Esquema, dose e volume
A vacina meningocócica ACWY (conjugada) deve ser administrada como dose única. O volume a ser administrado é de 0,5 mL. A dose é a mesma para crianças com idade superior a 2 anos, adolescentes e adultos. A necessidade e o período de uma dose de reforço da vacina meningocócica ACWY (conjugada) ainda não foram estabelecidos. A vacina meningocócica ACWY (conjugada) pode ser administrada em indivíduos anteriormente vacinados com uma vacina contra o meningococo polissacárida simples.

Notas:
Devido ao risco de hematoma, a vacina meningocócica ACWY (conjugada) não foi avaliada em indivíduos com trombocitopenia, distúrbios que levam a sangramentos ou em uso de anticoagulantes. A relação risco-benefício para indivíduos com risco de hematoma após injeção intramuscular deve ser avaliada por profissionais de saúde.ü
Gravidez e amamentação: Considerando a gravidade da doença meningocócica invasiva causada pelos sorogrupos A, C W e Y daüNeisseria meningitidis, a gravidez não deve impedir a vacinação quando o risco de exposição estiver claramente definido. A vacina meningocócica ACWY (conjugada) pode ser usada durante a amamentação

6. Via de administração
A vacina é administrada por via intramuscular profunda, preferencialmente no músculo deltoide (parte superior do braço). Em crianças dos 12 aos 23 meses de idade, a vacina pode também ser administrada na zona anterolateral da coxa.

Notas:
Locais anatômicos distintos devem ser utilizados caso mais de uma vacina esteja sendo administrada simultaneamente.ü
Deve ser evitada administração da vacina Penta na região glútea, em razão da maior quantidade de tecido adiposo, situação em que a vacina não é inoculada no interior do músculo.ü

7. Conservação
A vacina deve ser conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada. O congelamento provoca a perda de potência e/ou forma agregados e/ou aumenta o risco de eventos adversos.

Fonte: Site http://saocarlosvacinas.com.br/vacinas/meningococica-conjugada-quadrivalente-4-sorotipos-acwy/