Essa vacina é composta por tríplice acelular (difteria, tétano e coqueluche).

Difteria

Doença transmissível aguda, infecciosa, causada por uma bactéria tóxica que frequentemente se aloja nas amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele.

Os sintomas mais comuns são placas branco-acinzentadas nas amídalas, podendo invadir também a faringe, laringe e fossas nasais, prostração, palidez, dor de garganta discreta e febre normalmente não muito elevada. Nos casos mais graves há intenso inchaço do pescoço, podendo ocorrer asfixia.

 Tétano

Doença infecciosa, não contagiosa, causada por uma bactéria encontrada na natureza, que produz uma toxina que causa diversos sintomas neuromusculares, como dificuldade de deglutição (disfagia), rigidez da nuca e rigidez muscular, levando a insuficiência respiratóriae pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais,etc.) pelas quais o microorganismo possa penetrar.

Coqueluche (Conhecida por pertussis ou tosse comprida)

É uma doença infecciosa aguda, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traquéia e brônquios) e se caracteriza por uma tosse seca.

O contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças menores de dois anos.

Crianças e idosos podem apresentar graves complicações respiratórias, neurológicas e hemorrágicas.

Haemophilus Influenzae b (Hib)

O HIB é uma bactéria que é responsável por causar infecções, como otite, sinusite e meningite.

A transmissão se dá por via aérea ou por contato direto com secreções e objetos contaminados

Os pacientes que sobrevivem à meningite podem sofrer seqüelas neurológicas, como perda auditiva parcial e atraso no desenvolvimento da linguagem.